Centenas de prefeitos vão à sede do governo de Minas cobrar atraso de repasses

Centenas de prefeitos se reuniram na manhã desta sexta-feira (2) na Cidade Administrativa, sede do governo estadual, para protestar contra o atraso no repasses de verbas do Estado para os municípios. Em relação ao ICMS, a entidade diz que a dívida de mais de R $ 1 bilhão foi quitada na semana passada.

A Associação Mineira de municípios (AMM) alega que o Estado deve R $ 3,6 bilhões às prefeituras referentes a recursos do IPVA, transporte escolar e saúde. “Viemos aqui exigir o cumprimento da lei. O Estado que deveria ser um parceiro, está montando nos municípios com a justificativa da crise”, afirmou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, que também é prefeito de Moema

Nessa quinta feira, Julvan teve uma reunião com os secretários Odair Cunha (Governo) e José Afonso Bicalho (Fazenda) para tratar do assunto. Segundo Julvan, a promessa foi que em 60 dias os repasses seriam regularizados. A proposta sera discutida neste encontro com os prefeitos. Mas a princípio, Julvan defende que pelo menos IPVA e as parcelas seguintes do ICMS – que são pagas semanalmente – sejam quitadas em dia.

“Esse dinheiro não é do Estado, não é do município, não é do prefeito. É do cidadão, para ser aplicado na prestação de serviços “, afirmou. Julvan Lacerda ainda acusou o governo estadual de estar fazendo “apropriação indebita” dos recursos.

Fonte: Estado de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *