Falta de recursos para a saúde foi tema de audiência pública

A preocupação com o atraso no repasse de recursos para a saúde no Estado foi tema de audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quarta feira (20/09). O requerimento foi do deputado Carlos Pimenta, presidente da comissão, que constatou que a saúde em Minas está passando por um momento crítico de falta de recursos e defendeu a correção da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), além da destinação para a área dos recursos previstos legalmente.

O encontro reuniu além de parlamentares, representantes de várias cidades do Centro-Oeste que fizeram relatos da situação em seus municípios e apontaram que as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) estão sobrecarregadas e há pacientes aguardando cirurgias de emergência, urgência e eletivas.

A falta desses recursos afeta a toda rede de saúde com fechamento de hospitais, falta de equipamentos e pagamento de pessoal. A Secretaria de Saúde representada por Poliana Cardoso Lopes, do setor de Planejamento da SES, reconheceu a gravidade do problema mas afirmou, que a situação da saúde não está nas mãos da Secretaria.

Por outro lado, Carlos Pimenta revelou que o Estado deixou de investir, em 2016, mais de R$ 3 bilhões na saúde, sendo que a dívida com os municípios chega perto de R$ 2 bilhões. “O governo federal também está defasado com a saúde e quem está pagando a conta é a população que não consegue ser atendida”, afirmou.

Durante audiência Carlos Pimenta cobrou do governo a regularização de parte dos atrasados. “Nós não vamos aceitar o que foi feito no ano passado. Contingenciar e empenhar 50% do orçamento. Colocar em restos a pagar e não pagar. Até o final deste ano, o máximo que a comissão vai analisar e aceitar são 20%”. Ainda segundo Carlos Pimenta, a situação pode chegar a um pedido de intervenção da União na saúde em Minas.

 

Fonte: Assessoria do Gabinete do deputado Carlos Pimenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *