Quem somos

O Bloco Verdade e Coerência foi criado em 2015 para fazer uma oposição responsável ao governo petista em Minas Gerais. O bloco é formado por 22 deputados de cinco partidos (PSDB, DEM, PDT, PTB e PP), atentos às ações governistas para defender os interesses dos mineiros e para não permitir que as melhorias promovidas em Minas até 2014 sejam destruídas. Os deputados estarão sempre ao lado da população e vão denunciar qualquer iniciativa que possa trazer prejuízos para Minas Gerais.

Conheça os deputados do Bloco Verdade e Coerência

Líder do Bloco Verdade e Coerência


Gustavo Corrêa
Partido: DEM

Quem é
Bacharel em Direito. Ingressou na ALMG em 4/1/2005, substituindo a deputada Elbe Brandão. Após a renúncia de Antônio Carlos Andrada, eleito conselheiro do Tribunal de Contas, Gustavo Corrêa foi efetivado. Em 2006, foi eleito para a legislatura seguinte. Afastou-se, no entanto, em 14/6/2007, para assumir o cargo de secretário de Estado de Esportes e Juventude, na gestão de Aécio Neves. Retornou à Assembleia em 27/1/2010. Foi relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/06, que proíbe a reeleição da Mesa da ALMG. Foi assessor especial do governador Aécio Neves (2003-2004). Foi, ainda, vice-líder da bancada do PFL, atual DEM. As principais regiões de atuação política são Jequitinhonha/Mucuri, Zona da Mata, Rio Doce e Central.

Contatos
E-mail: dep.gustavo.correa@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/gustavocorrea25789
Twitter: gustavocorreamg
Instagram: https://instagram.com/gustavocorreamg/

Líder da Minoria


Gustavo Valadares
Partido: PSDB

Quem é
Bacharel em Direito e empresário. Em 2002, foi o mais jovem deputado estadual eleito. Liderou a bancada do PFL (atual DEM) de fevereiro de 2005 a janeiro de 2007. Bacharel em Direito pela PUC Minas, é empresário no ramo de publicidade. As principais regiões de atuação política são Central, Rio Doce, Centro-Oeste e Zona da Mata.

Contatos
E-mail: dep.gustavo.valadares@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/DeputadoGustavoValadares
Twitter: depgustavo


Alencar da Silveira Jr.
Partido: PDT

Quem é
Jornalista e radialista. Iniciou sua carreira política em 1988, sendo eleito o vereador mais jovem da Câmara de Belo Horizonte naquela legislatura. Foi vice-presidente e presidente da Câmara de BH (1994), quando se elegeu deputado estadual. Foi relator da Lei Orgânica do Município e presidiu a Comissão de Transportes na época em que foi municipalizado o transporte público e criada a BHTrans, empresa de ônibus da Capital. Presidiu a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Foi vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (1990-1994) e reorganizou a União dos Vereadores de Minas Gerais. Idealizou o Movimento Nacional pela Unificação das Eleições no Brasil. Foi apresentador do Programa Num Poste de Rua, repórter esportivo e político na Rádio Capital. Foi conselheiro da Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg) (1991-1994). É um dos presidentes do América Futebol Clube, além de integrante das Associações Mineira e Brasileira de Cronistas Esportivos e do Centro de Cronistas Políticos.

Contatos
E-mail: dep.alencar.silveira.junior@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/depalencardasilveirajr
Twitter: depalencar
Instagram: https://instagram.com/alencardasilveirajr


Antonio Carlos Arantes
Partido: PSDB

Quem é
Produtor rural. Foi prefeito de Jacuí por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002). Foi presidente do Clube dos Jovens 4S - Emater (1977-1983) e da Associação de Produtores Rurais do Mato Dentro e Jacuí. Foi assessor do deputado federal e ex-ministro Carlos Melles (1994-1996) e do ex-governador Aécio Neves (2005-2006). Atuou como diretor-geral da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso na gestão Marilda Melles (2003-2004). Além disso, presidiu o Consórcio Intermunicipal de Preservação das Bacias dos Rios São João e Santana e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Mineiro (Adebras). Foi ainda coordenador do Programa de Renovação da Cafeicultura Regional em 17 municípios e conselheiro administrativo da Cooparaíso. Na 17ª Legislatura, foi membro titular do Conselho Integrado de Desenvolvimento (Coind) junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Principais regiões de atuação política: Sudoeste, Sul e Centro-Oeste.

Contatos
E-mail: dep.antonio.carlos.arantes@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/DeputadoAntonioCarlosArantes
Twitter: deputadoarantes


Arlen Santiago
Partido: PTB

Quem é
Médico e advogado. Sua principal região de atuação política é o Norte de Minas. Foi vice-prefeito de Montes Claros (1996-1999). Presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos: 1993-1994 e 1995-1996. Foi prefeito do município de Coração de Jesus, no Norte de Minas (1993-1995) e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), em 1996 e 1997. Na atual legislatura é presidente da Comissão de Saúde. Municípios de maior votação foram São João da Ponte, Salinas, Montes Claros, Porteirinha, Várzea da Palma, São João do Paraíso, Januária, Coração de Jesus, Taoiobeiras, Montalvânia, Manga, Jequitaí, Francisco Sá e São João das Missões.

Contatos
Facebook: https://www.facebook.com/arlensantiago.oficial
Twitter: arlen_santiago


Bonifácio Mourão
Partido: PSDB

Quem é
Foi reeleito com 85.401 votos para seu sexto mandato, na 18ª Legislatura (2015) Formado em Direito pela UFMG (1976). Advogou até 1982, quando iniciou sua carreira política como vice duas vezes (1997) Foi eleito deputado estadual seis vezes (1987) Teve como seu assessor o jovem advogado Antonio Anastasia; 1995 31/12/1996 para tomar posse como Prefeito de Governador Valadares; 2003 em 31/12/2004 para tomar posse como Prefeito de Governador Valadares; 2011 Foi Relator da Comissão Especial da Dívida Pública e membro efetivo da Comissão de Administração Pública. Foi subsecretário de Estado de Obras Públicas nas gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia (2009) Na 17a Legislatura (2011) deputados que apoiavam o governo Anastasia. Foi indicado pelo governador Anastasia como seu líder de Governo na ALMG, comandando a bancada governista, formada por 56 parlamentares (2012). Principal região de atuação política: Rio Doce. Municípios de maior votação: Governador Valadares, Malacacheta, Guanhães, Belo Horizonte, Ubaporanga, Ipaba, Pescador, Divinolândia de Minas, Sabinópolis, Novo Oriente de Minas e São João Evangelista.

Contatos
E-mail: dep.bonifacio.mourao@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/deputadomourao


Braulio Braz
Partido: PTB

Quem é
Administrador de empresas. Ao longo da 17ª Legislatura, ocupou o cargo de secretário de Estado de Esportes e da Juventude. Na atual Legislatura ocupa o cargo de 3º-Vice-Presidente da Mesa da Assembleia. É diretor-superintendente e proprietário do Grupo Líder, que reúne concessionárias de veículos, uma administradora de consórcios, uma corretora de seguros e empresas de transporte e de produção de implementos rodoviários. O grupo atua em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Iniciou suas atividades profissionais em 1963 e assumiu seu primeiro cargo de direção em 1967, aos 18 anos, à frente da Líder Comércio e Indústria Ltda., concessionária Chevrolet de Muriaé, cidade onde fica a sede do Grupo Líder. Suas principais regiões de atuação política são Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas. Os municípios de maior votação foram Muriaé, Espera Feliz, Juiz de Fora, Além Paraíba, Alto Jequitibá, Divino, Carangola, Manhumirim, Durandé, Fervedouro, Cataguases, Leopoldina, Vieiras, Maria da Fé, Barão do Monte Alto e Ipanema.

Contatos
E-mail: dep.braulio.braz@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/braulio.braz
Twitter: dep_brauliobraz


Carlos Pimenta
Partido: PDT

Quem é
Médico formado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), especializou-se em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina do Trabalho e Acupuntura. Foi secretário municipal de Governo da Prefeitura de Montes Claros (1991), vereador por três mandatos (1977 a 1992) e presidente da Câmara Municipal (1989-1990). Foi secretário de Estado do Trabalho e Emprego. As principais regiões de atuação política são Norte de Minas e Jequitinhonha/ Mucuri.

Contatos
E-mail: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/deputadocarlospimenta
Twitter: CarlosPimentaMG


Dalmo Ribeiro
Partido: PSDB

Quem é
Advogado e professor. Na 16ª Legislatura (2007-2011), presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão Especial sobre a Arbitragem. Foi membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, além de relator da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda, elaborando uma nova política de preservação da área, e da Comissão Especial da Minascaixa. Já foi presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social e o primeiro presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Também foi relator da Comissão Especial da Cafeicultura, da Comissão Especial das Estâncias Hidrominerais e do Projeto de Lei Complementar da Organização Judiciária. Também foi vice-presidente da Comissão Especial sobre o Pré-Sal. Formado em Pedagogia e Direito, é advogado atuante no Sul de Minas. Foi vice-prefeito de Ouro Fino (1976-1982), presidente da 39ª Subseção da OAB/MG de Ouro Fino (1989-1994) e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP). A principal região de atuação política é o Sul de Minas.

Contatos
E-mail: dep.dalmo.ribeiro.silva@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/DeputadoDalmoRibeiro
Twitter: depdalmoribeiro


Dilzon Melo
Partido: PTB

Quem é
Empresário rural. É presidente Estadual do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e membro da Executiva Nacional. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) de janeiro de 2007 a janeiro de 2010, durante o governo Aécio Neves. Foi também prefeito de Varginha no período de 1983 a 1988. Estudou Administração Pública em Miami (EUA). Recebeu condecorações, honrarias e homenagens em reconhecimento pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Minas Gerais e por sua atuação política nas regiões Sul, Centro-Oeste, Central e Noroeste.

Contatos
E-mail: dep.dilzon.melo@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/dilzonmelo


Felipe Attiê
Partido: PTB

Quem é
Economista e Administrador. Foi vereador por cinco mandatos na Câmara Municipal de Uberlândia, onde ocupou a função de vice-presidente em 1997. Na câmara, também foi presidente da Comissão de Educação e membro da Comissão de Legislação e Justiça. Em seu quarto mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria Municipal de Habitação, entre 2009 e 2012. Antes de ingressar no Legislativo municipal, ocupou os cargos de assessor de gabinete e chefe de gabinete na Prefeitura de Uberlândia. Foi apresentador e locutor nas Rádios Difusora, Educadora e Cultura AM de Uberlândia. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia e em Administração pela mesma instituição. Especializou-se, ainda, em Novas Tecnologias Aplicadas à Administração Pública pela Georgetown University, em Washington DC, em 2001. É genro do ex-ministro do TCU, ex-deputado federal e ex-deputado estadual Homero dos Santos, que foi presidente da ALMG em 1970. Seu avô materno, José Fonseca e Silva, foi prefeito de Uberlândia (1946-1950).

Contatos
E-mail: dep.felipe.attie@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/FelipeAttie


Gil Pereira
Partido: PP

Quem é
Administrador de empresas. Bacharel em Administração com especialização em Comércio Exterior, iniciou a vida pública como vereador em Montes Claros em 1988, quando presidiu a comissão que elaborou a Lei Orgânica do município (1989/90). Foi secretário municipal de Governo na gestão do Prefeito Mário Ribeiro (1991/1992) e presidente da Câmara Municipal (1993/1994). É um dos deputados estaduais mais bem votados na história do Norte de Minas, tendo sido eleito, em 1994, com 26.345 votos; reeleito em 1998, com 56.540 votos; em 2002, com 74.502 votos; em 2006, com 100.442 votos e em 2010, com 95.450 votos; e, em 2014, com 104.730 votos. Em 2011, foi chamado pelo governador Antonio Anastasia para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), no qual permaneceu até abril de 2014, quando retornou à Assembleia. As principais regiões de atuação política são o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha.

Contatos
E-mail: dep.gil.pereira@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/deputadogilpereira


Ione Pinheiro
Partido: DEM

Quem é
Empresária. Assume em 2015 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Irmã do presidente da ALMG e deputado estadual Dinis Pinheiro, Ione Pinheiro foi chefe de gabinete durante o primeiro mandato do parlamentar, na 13ª Legislatura, a partir de 1995. Também ocupou cargo semelhante quando o outro irmão, Toninho Pinheiro, se tornou prefeito do município mineiro de Ibirité. Empresária do setor têxtil, sua principal região de atuação política é a Central. Foi eleita com 81.956 votos.

Contatos
E-mail: dep.ione.pinheiro@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/ionepinheirooficial


João Leite
Partido: PSDB

Quem é
Ex-atleta profissional e bacharel em História. É autor do projeto de lei do Incentivo ao Esporte, transformado em norma jurídica. Na 15ª Legislatura, esteve afastado no período de 5/2/2003 a 1º/6/2004, para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes. Ex-atleta profissional de futebol, é formado em História. Atuou no Atlético, no América e na Seleção Brasileira de Futebol e é um dos fundadores do movimento Atletas de Cristo. Foi vereador em Belo Horizonte (1993-1994), secretário municipal de Esportes (1993-1994) e idealizador dos projetos Campos de Luz e Casas Lares. A principal região de atuação política é a Central. Os municípios de maior votação foram Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, São João do Manhuaçu, Alto Caparaó, Nova Lima, Santa Luzia e Formiga. Presidiu duas CPI: a que investigou a fraude na emissão de CNH e a do Sistema Penitenciário. Também foi relator da CPI das operadoras de telefonia móvel.

Contatos
E-mail: dep.joao.leite@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/depjoaoleite
Twitter: depjoaoleite
Instagram: https://instagram.com/depjoaoleite/


João Vítor Xavier
Partido: PSDB

Quem é
Jornalista e radialista. Foi vereador em Belo Horizonte, eleito em 2008, com 6.504 votos. Na Câmara Municipal, foi presidente da Frente Parlamentar do Idoso e vice-líder do Governo. Em 2010, foi eleito Deputado Estadual, com 56.956 votos. Em 2014, foi reeleito, obtendo 81.156 votos. É filiado ao PSDB desde maio de 2013. Atualmente, é vice-líder do Bloco Verdade e Coerência. É membro efetivo da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude e da Comissão de Minas e Energia. Formado no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), o jornalista João Vítor Xavier integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000. Começou como rádio-escuta, passando pelas funções de redator, produtor e repórter. Desde 2004, apresenta o programa Bastidores. Participou da cobertura de grandes eventos esportivos: Jogos Olímpicos da Grécia (2004), Copa do Mundo de Futebol na Alemanha (2006), Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), Copa das Confederações na África do Sul (2009), Copa das Confederações no Brasil (2013), Campeonato Mundial de Clubes no Marrocos (2013) e Copa do Mundo do Brasil (2014). Também é colunista do jornal Super Notícia. As principais regiões de atuação política do deputado são Metropolitana de Belo Horizonte e Central.

Contatos
E-mail: dep.joao.vitor.xavier@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/JoaoVitorXavier
Twitter: joaovitorxavier


Luiz Humberto Carneiro
Partido: PSDB

Quem é
Produtor rural. Natural de Uberlândia (Triângulo), foi presidente do Sindicato Rural do município (1990-1998) e coordenou, em nível nacional, o movimento “Não Posso Plantar”. Foi secretário municipal de Agropecuária (1991-1995) e de Habitação (1996-1999) em Uberlândia. Eleito deputado nas eleições de 2002 e reeleito em 2006, 2010 e 2014. Em 2005, foi escolhido, por unanimidade, como líder do PSDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo reeleito para esse cargo por cinco vezes consecutivas (2005-2010). Também foi líder do maior bloco de apoio ao ex-governador Aécio Neves, o Bloco Social Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR), por quatro anos (2007-2010). Foi líder do Governo de Minas na Assembleia durante a gestão de Antonio Anastasia (2011-2012) e de Alberto Pinto Coelho (2014). As principais regiões de atuação política são Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Contatos
E-mail: dep.luiz.humberto@almg.gov.br


Neilando Pimenta
Partido: PP

Quem é
Advogado. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi tesoureiro da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Prestou serviços de consultoria jurídica a prefeituras e câmara municipais de diversas cidades dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha. De 2001 a 2004, foi secretário municipal de Ação Social e Habitação de Teófilo Otoni. É fundador da Unipac de Teófilo Otoni, que oferece 30 cursos de graduação e 15 cursos de pós-graduação. As principais regiões de atuação política são Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce.

Contatos
E-mail: dep.neilando.pimenta@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/DeputadoNeilando


Nozinho
Partido: PDT

Quem é
Empresário. Assume em 2015 seu primeiro mandato na Assembleia de Minas. Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo (Região Central), exerceu por duas vezes o mandato de prefeito do município. Também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e diretor da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig). Foi eleito com 55.590 votos.

Contatos
E-mail: dep.nozinho@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/nozinhomerepresenta
Twitter: nozinhodeputado


Sargento Rodrigues
Partido: PDT

Quem é
Advogado e bacharel em Comunicação Social (habilitação em produção editorial) e pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Desde as eleições de 1998 tem sido o deputado estadual votado no maior número de municípios: em 1998, foram 801; em 2002, 841; em 2006, 837 e, em 2010, obteve votos em 844 municípios mineiros. É sargento da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Ganhou impulso na política após se destacar como um dos líderes do movimento reivindicatório dos policiais militares de Minas Gerais em 1997. É presidente do Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Minas Gerais (2013/2014). As principais regiões de atuação política são Central, Sul e Zona da Mata.

Contatos
E-mail: dep.sargento.rodrigues@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/depsargentorodrigues
Twitter: depsgtrodrigues
Instagram: https://instagram.com/deputadosargentorodrigues/


Tito Torres
Partido: PSDB

Quem é
Empresário e pecuarista. Tito Bruno Miranda Torres Duarte assumiu, em 2015, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nascido em João Monlevade, é filho do ex-deputado por seis mandatos, Mauri Torres. Tito Torres trabalhou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e administrou a Rádio Cultura de sua cidade natal. Foi eleito com 58.670 votos e atualmente é membro efetivo das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parlamentar é um dos cinco mais jovens da atual legislatura e tem sua atuação voltada para atender interesses dos municípios - de seus moradores e entidades - especialmente daqueles localizados nas regiões do Médio Piracicaba e Central do Estado.

Contatos
E-mail: dep.tito.torres@almg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/tito.torres45240

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *